WhatsApp Symbol
  • Nenhum produto no carrinho.
CART Total:R$0.00
 

Blog

Resultados da Indústria da Madeira em 2018 e o que esperar para 2019

  |   Business   |   No comment
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.
Quais foram os resultados da Indústria da Madeira em 2018 e o que esperar para 2019

 

Muitas perspectivas foram desenhadas para o setor madeireiro no ano de 2018, mas o que realmente aconteceu, quais foram os caminhos trilhados neste setor? Assim como em diversos setores da economia, o ano de 2018 foi um ano de recuperação, e no setor madeireiro não foi diferente.

 

Mercado Interno
Durante o ano, o mercado imobiliário se movimentou constantemente, construtoras voltaram a lançar novos empreendimentos e o mercado imobiliário começou a se recuperar inclusive com a venda de imóveis usados.

Com esse setor em alta, além da venda de madeiras para a construção civil, marcenarias e fábricas de móveis tiveram a mesma recuperação, levando as indústrias madeireiras a terminarem o ano positivamente para os fornecedores de madeira, sejam eles voltados para a construção ou para móveis.

 

Mercado Externo
As exportações vieram em conjunto com o crescimento do mercado interno, apenas no mercado da madeira, houve um crescimento de cerca de 20% no volume total de produtos exportados com relação ao ano anterior, sendo compensado e painéis laminados representando um aumento de 34% nas exportações da área. Entre os maiores importadores de produtos oriundos do Brasil estão os Estados Unidos e a Europa. E sendo o estado do Paraná o maior exportador de madeira do País.

Há uma concorrência chegando com força para disputar esse mercado com o Brasil, países da América do Sul como o Chile e Uruguai vêm competindo cada vez mais neste ramo de exportação, o que ficou claro no ano de 2018. A disputa das terras brasileiras entre reflorestamento e área de plantio agrícola acabam aumentando as oportunidades para os outros países.

Durante o ano de 2018 enfrentamos uma greve de caminhoneiros no País, e como a principal forma de transporte para os portos brasileiros é através de rodovias houveram grandes prejuízos nas exportações. Demandas atrasadas e aumento de custos fizeram com que o lucro final não aparecesse tanto no bolso dos fabricantes, porém, com o volume exportado foi possível sentir que a indústria madeireira voltou aos bons tempos.

 

Expectativas para 2019

Encarando o ano que passou como um ano de recuperação, enxergamos que o ano que começa agora será muito positivo. A troca de governo traz uma aceleração na economia e aumenta a confiança dos mercados perante o Brasil, o que só traz benefícios econômicos.

O mercado de exportação está em alta, o nosso principal importador, os Estados Unidos preveem um aumento gradual na construção civil, o que gera um bom cenário para os exportadores de madeira serrada. O dólar tende a baixar um pouco, porém, estabilizar em um valor ainda muito atrativo para o empresário brasileiro. Além disso, o Brasil possui a maior parte de suas florestas certificadas, o que o transforma em um grande player do mercado madeireiro.

Segundo uma pesquisa realizada pelo FIEP no mês de novembro de 2018, mais de 80% dos empresários do ramo estão otimistas para o ano de 2019. Essa pesquisa traz a visão de quem está na indústria e viu todas as oportunidades e ganhos que o ano que passou trouxe para o setor. Uma ótima perspectiva com base em resultados reais.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
No Comments

Post A Comment