Conhecendo os Compensados de madeira e suas utilizações
O Brasil é um grande produtor de chapas de compensado, essa produção se divide em algumas regiões do País, sendo a maior parte na região Sul e Centro Oeste. Essa alta produção é um dos grandes responsáveis pelo aumento das exportações no setor madeireiro nos últimos anos.
Existem hoje no mercado diversos tipos de chapas, cada uma delas apresenta características próprias e tem seu uso direcionado para uma função. Elas podem ser produzidas com madeira branca como o pinus, ou madeira tropical como o cedro, virola, eucalipto, entre outras. O sistema de colagem delas também se diferencia, é possível utilizar a cola branca ou a cola fenólica, e essa cola pode diminuir ou aumentar a resistência da chapa.
Elas ainda podem ser plastificadas ou navais.
Entre os nomes mais conhecidos estão o madeirite, compensado, compensado naval, compensado plastificado, laminado, OSB, Eucatex e outras variações. As chapas atualmente possuem diferença de tamanho e espessura, se adequando as necessidades dos consumidores.
Dependendo da escolha de material e cola, as chapas podem ter diversas utilidades como: tapume, base de andaime, caixaria em início de obra, concretagem (aparente ou não), também são muito utilizados em barcos por serem resistente a água, construção de casas e algumas escolhas de chapas vêm sendo muito utilizadas em móveis e decoração.
Assim como os materiais, é possível encontrar chapas de madeira em diversas faixas de preço. Das mais econômicas feitas de madeira de pinus com cola branca as mais caras feitas com madeira tropical, cola fenólica e de uso naval por exemplo. A construção civil vem se recuperando de uma crise, e em conjunto com ela o setor madeireiro ganhando força. Com um material tão versátil como as chapas de compensado, esse mercado tende a continuar ganhando força de mercado e crescer cada vez mais.